Hoje trago-vos um post diferente, com informação específica que tive conhecimento através de um simpático encontro promovido pela Saúde XXI e pela Bial.
Porque tenho muitas leitoras que estão à espera de bebé achei que seria interessante abordar esta temática.
O Grupo Bial lancou o 1º. medicamento com iodo no mercado português que consiste num suplemento de iodeto de potássio indicado na correcção de deficiências nutritivas do adulto, da grávida e da lactante e também na profilaxia de efeitos neurológicos no feto.
Importante referir que a Organização Mundial de Saúde considera a carência de iodo como a principal causa mundial evitável de atraso mental, estimando que cerca de 13% da população a nível global esteja afectada por doenças causadas pela falta deste micronutriente.
É durante a gravidez que aumentam as necessidades de iodo por aumento da depuração renal, aumento da captação tiroideia de iodo e passagem de iodo para a unidade feto-placentar.
A suplementação na fase pré-concepcional é muito importante para que a mulher não inicie a gravidez num estado de carência ou de baixas reservas de iodo, assim é recomendada, nesta fase, uma suplementação diária de ferro e ácido fólico para reduzir o risco de baixo peso ao nascimento, anemia materna e deficiência de ferro.
Grávidas que acompanham o blog, contem-me tudo, os vossos médicos também vos recomendaram iodo nesta fase?
Um beijo,
Mia
*post escrito em parceria com a Bial
sim :) estou a tomar o forgest :)
ResponderExcluirSim
ResponderExcluirSim Mia :) tenho uma bebe de 16 meses e nessa gravidez nao tomei, agora logo no inicio a medica recomendou pelo que, deve ser recente a utilizaçao do suplemento em iodo
ResponderExcluirBeijinhos
Sim eu estou a tomar yodafar ;-)
ResponderExcluirNeste momento os micronutrientes mais importantes na suplementação da grávida são realmente o ác. fólico e o iodo. No entanto, devido a vários erros que se cometem na alimentação, mesmo quando acreditamos que estamos a comer corretamente, vários obstetras recomendam multivitamínicos. Assim escusamos de estar a tomar diversos suplementos e juntamos tudo num só. Claro que se existir alguma carência mais significativa aí tem que se analisar o caso individualmente.
ResponderExcluirEu estou a tomar Centrum Materna
R de Rita
oh yeah minha querida ;) antes de engravidar, durante a gravidez e depois, durante a amamentação. obrigada pela dica do iodo!! beijinho
ResponderExcluirNão tomei da minha primeira filha e neste momento estou grávida de 30 semanas e também não estou a tomar. O médico de família diz que é importante o obestreta diz que não é necessário..... Ambos são os mesmos que na primeira gravidez......!!!!
ResponderExcluirOlá Mia! Hummmm... parece-me que desse lado há algo para contar... Queremos saber :)
ResponderExcluirComecei a tomar yodafar , com 28 semanas
ResponderExcluireu estou com 3 semanas e tambem ja estou a tomar.
ResponderExcluireu tenho so 3 semanas e ja estou a tomar yodafar
ResponderExcluirGente to tomando o yodafar porém sinto muito enjou quando tomo. Minha dúvida é saber se é indispensável tomar isso ou e so se tiver o nivel baixo de iodo???
ResponderExcluir