17.10.16

Sê critica com o teu corpo

Outubro é o mês que assinala a luta contra o cancro da mama. Infelizmente, quase todas nós, já conheceu ou viveu de perto alguma história. Esta é, sem dúvida, uma das doenças que mais nos preocupa a nós, mulheres. Nunca é demais reforçar a mensagem do quão importante é estarmos atentas ao nosso corpo, aos sinais. 

Existem algumas coisas, daquelas que todas nós sabemos de cor e salteado, que podem fazer a diferença, tais como:

- não fumar e evitar bebidas alcoólicas;
- entre os 20 e os 39 anos é aconselhável que façam um exame clínico à mama, com um profissional de saúde;
- a partir dos 40 anos deverão fazer anualmente um mamografia, no caso de terem antecedentes familiares é importante que falem com o vosso médico para que possam fazer antes dessa idade;
- importante também praticar exercício físico, nem que sejam caminhadas e ter uma alimentação cuidada.

No fundo, e como eu já dizia, são tudo "regras" que conhecemos e que podem fazer toda a diferença no nosso dia-a-dia.
Outra questão importante é a do auto-exame. Este é, sem dúvida, um dos principais gestos de prevenção, o olhar para nós mesmas, analisar com pormenor o nosso corpo.  Aos 20 anos, todos os meses após a menstruação, é importante que realizem o auto-exame da mama. Coloquem-se frente ao espelho e analisem a forma, o tamanho e o aspecto de cada mama, vejam se existe alguma alteração ou diferença.
Coloquem uma mão atrás da cabeça e com a outra apalpem a mama do lado oposto. Com os dedos percorram o peito desde a zona próxima da axila até aos mamilos.
É muito simples e pode fazer toda a diferença por isso não deixem mesmo de fazer!


Durante este mês irei voltar a este tema, convido-vos a juntarem-se a este movimento na luta contra o cancro da mama, fazendo like na página da Nestlé Fitness que, pelo 4º ano consecutivo, tem alertado e ajudado na prevenção desta doença.

Um beijo com carinho, 
Mia 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela vossa visita,
Baci
<3