22.2.16

Refeições Felizes


Há convites especiais, o da Activia foi um deles. Um maravilhoso Brunch no fantástico Hotel Pestana Palace, em boa companhia.
E eis que as surpresas começam logo na minha chegada, quando me pediram para entregar o meu tmv, e depositá-lo numa gaiola. Sim, isso mesmo. Adeus comunicação, adeus ao mundo das redes sociais sabe-se lá por quantos minutos (ou horas!). A primeira coisa que pensei foi: "E como é que eu vou tirar fotografias e partilhar junto de quem me acompanha aquilo que estou a fazer no momento??", "e se alguém me liga e é importante??" ... Respira Mia, é só um tmv!



O motivo deste encontro era apresentar o resultado de um estudo sobre Hábitos Alimentares nos dias de hoje, em que andamos todos a mil, fazendo refeições à pressa, com a tecnologia na mão e sem aproveitar o momento como este deveria ser aproveitado.
Impressionante como quando paramos para ouvir todos estes dados tanta coisa faz sentido. Ainda no outro dia, quando estava num restaurante com o meu marido, olhamos ao nosso redor e, a maioria das pessoas, estava agarrada ao tmv. Um casal que estava a meu lado praticamente não trocou uma única palavra, já que estavam ambos entretidos com os seus aparelhos electrónicos! É mau, mas infelizmente é a realidade.
Activia tomou consciência destes novos comportamentos, desenvolvendo assim um estudo em conjunto com a Markest e com o Sociólogo Pedro Abrantes, Professor da Universidade Aberta e Investigador do ISCTE-IUL, e construiu a sua estratégia de 2016 com base no mote "Refeições Felizes, Digestões Felizes."
Sabiam que, para as mulheres a companhia é mais importante do que a comida numa refeição? isso mesmo. Mas este é somente um dos resultados do estudo. E sobre este estudo deixo-vos com algumas conclusões que deviam levar-nos a reflectir para, no futuro, ser possível corrigir.
  • 8 em 10 pessoas atendem chamadas durante a hora da refeição e 93% da população inquirida vê TV durante as refeições
  • Mais de 70% utiliza aparelhos móveis durante as refeições, os homens usam mais do que as mulheres 
  • 5 em cada 10, quando faz uma refeição com os amigos, tem um aparelho electrónico em cima da mesa
  • Mais de 50% das pessoas sofrem mal-estar quando dedicam pouco tempo às refeições: sofrem de má digestão.
Julgo que, se pararmos para pensar um pouco, estes dados poderão não ser assim tão estranhos. Todos nós sabemos que vivemos, cada vez mais, a um ritmo muito acelerado. Que não conseguimos desligar da internet o quanto devíamos, que comemos mal e, na maioria das vezes, à pressa. Falta-nos (tanta) qualidade de vida! A verdade é que desfrutamos cada vez menos do momento das refeições, momento esse que devia ser passado de forma calma, e em partilha. Tudo isso ajudaria tanto o nosso bem-estar.

A verdade é que quando chegou o momento de me vir embora e receber de novo o meu tmv, já não tinha aquela pressa toda (e ansiedade) de ver se alguém me tinha ligado ou quantos emails já teria eu para responder. Estes alertas, tomadas de consciência são tão importantes nos dias de hoje para podermos relativizar e dar importância àquilo que é mesmo importante.
Obrigada Activia! Que excelente trabalho o vosso!







 Big Smile o meu e o da Ana na hora de voltar ao mundo virtual :)

E vocês, fazem parte da família "Relações Felizes" ou andam longe disso? 

Um beijo,
Mia




·        




Um comentário:

  1. Olá, muito bom dia. 
    Convido-te a visitares o meu blog. Após alguns ajustes, pretendo seguir com este projeto de coração.
    Com o blog, pretendo partilhar, entre outras coisas, novos lugares, experiências e sabores.
    Caso já o faças, resta-me agradecer.
    Beijinho e uma ótima semana!

    Mónica Rodrigues dos Santos
    http://cupcakewomen.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Obrigada pela vossa visita,
Baci
<3