30.12.14

Os meus dentes e o invisalign

Os mais atentos às redes sociais já perceberam certamente que tenho um novo acessório. Não, não se trata de uma carteira nova ou de um relógio, mas sim de um aparelho dentário!

Isso mesmo. Em jeito de final de ano, a verdade é que há muito que pensava nisto. Usei aparelho fixo faz muitooooos anos! Tinha 12 anos e tive de vir para Lisboa já que, onde vivia, ainda não se aplicavam os fixos, aqueles em metal, cheios de estrelinhas!
O mal na altura foi só ter usado no maxilar superior, já que no inferior tenho os dentes bem tortos (herança de família, da parte do meu pai!). E, nesta coisa que é sorrir, e que eu não sei fazer de boca fechada, havia em mim uma vontade enorme de ter um sorriso "direitinho". Faltava-me a coragem, usar de novo as estrelinhas e elásticos estava completamente fora de questão. Sim, chamem-me vaidosa ou o que quiserem, mas aos 33 anos já não queria passar por isso, por ter vergonha de sorrir para a foto. E fotos, meus senhores, é coisa que não passo sem tirar várias vezes ao dia :)

Entre alguma pesquisa descobri que há um aparelho super amigo da estética, o invisalign.
Daí a encontrar uma clínica de confiança onde todas as dúvidas me fossem tiradas foi um instante. Marquei uma consulta na Clínica de Diagnóstico e Check-Up Roma e, com a ajuda do Dr. Rodrigo Gomes e o Dr. David Matos, percebi que o invisalign era a melhor opção para corrigir aquilo que tanto quero. Totalmente invisível, é composto por duas goteiras transparentes que encaixam no maxilar superior e inferior. E funciona de forma super simples, acreditem! 
Foram-me feitos dois moldes aos dentes e posteriormente um plano de tratamento em 3D, onde é possível ver o estado perfeito e exacto dos nossos dentes bem como a evolução que vão sofrer com o tratamento. Aprovado o tratamento, esperei cerca de 15 dias pelas goteiras, que chegaram dos Estados Unidos. 


São essas goteiras que vamos trocando de 15 em 15 dias, e que por serem diferentes, fazem os dentes moverem-se. Ou seja, não há cá aquele momento horrível pelo qual já passei, de apertar o aparelho e mudar os elásticos! 

Fui colocá-lo na semana do Natal. Quando o Dr.David me ligou a dizer que estava tudo ok e que podíamos avançar, pensei, que loucura começar isto na altura das festas mas eu, teimosa como sou, quando meto uma coisa na cabeça é para fazer até ao fim, e a verdade é que eu quero muito ter os dentes todos certinhos!


E porque as coisas têm de ser ditas de forma verdadeira, o primeiro e segundo dia foram dias de me habituar à ideia e a todo o processo. É normal sentir algum desconforto mas é uma novidade que depois vira rotina, como outra coisa qualquer. Há que ter atenção à higiene, como é preciso retirar cada vez que comemos, devemos sempre passar os dentes por água bem como usar o fio dental, antes de voltar a colocá-lo. 
O aparelho, para ter o resultado que se pretende, tem de ser usado 22 horas por dia. Aqui, confesso que poderá ser a parte mais difícil de cumprir à risca, até porque em dias de festa, passamos muito mais tempo a mesa a jantar. E acreditem que, dou por mim, a comer muito menos "porcarias", a não petiscar aquelas coisinhas que comemos não por sentirmos fome mas por gula. Porque sempre que penso que tenho de ir à casa de banho para retirar o aparelho e depois voltar para o colocar, digo para mim mesma "afinal não me apetece assim tanto comer este quadradinho de chocolate!".

É tudo uma questão de hábito, acreditem!

continuo a sorrir mesmo com o invisalign

A melhor parte é mesmo o facto de quase ninguém dar conta de que estou a usar aparelho. Na noite de Natal entrei em casa dos meus pais e acreditem que só duas horas depois e, porque eu toquei no assunto, é que se aperceberam que eu já o estava a usar.
No meu caso, foram-me aplicadas umas pecinhas pequenas em alguns dentes, discretas e que  só mesmo muito ao perto, são detectáveis.
Sorrir continua a ser possível, aliás, se não o fosse eu jamais me meteria nisto! Podem ter a certeza!

Vou continuar a partilhar esta experiência com vocês aqui no blog, por isso fiquem atentos e não percam as cenas dos próximos capítulos. Tudo em busca do sorriso perfeito :)


Avenida de Roma, 19 - 2º. Esq. 
1000-261 Lisboa 

Um comentário:

  1. Desculpe a indescrição, mas este aparelho é muito mais caro que os aparelhos tradicionais? Obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada pela vossa visita,
Baci
<3